quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Algo sem prova

Não consigo pensar qual o "o quê" das coisas(tudo). Quero dizer, o pensamento do nada pelo nada toma cada vez mais espaço.
Felizmente, por enquanto, isso não implica ações reais mas: e se assumo mesmo esse pensamento na prática? , bem, deve ser impossível.
O pensamento, não devo ter justificado bem até agora, mas tenho certeza que vocês também tem ao menos uma pitada dele. Tenho uma forte intuição de que nada se justifica a não ser por outras justificativas injustificadas (ou seja, não verdadeiramente justificadas) ((mas o que é "verdadeiramente")).
Acho que esse pensamento deve ter origem(em mim) de quando eu era mais novo e ouvi falar pela primeira vez do Mito da Caverna. Mas o Mito da Caverna me parece obsoleto agora, sempre que se encontrasse a verdade, não há nada que as definam como verdade.
Penso que qualquer religião seja um resumo mal feito para esses questionamentos de por quê existem as coisas e por quê são regidas por leis(leis físicas por exemplo).

Por quê a parede, o chão, as forças parecem tão normal às pessoas em geral?
Cansaram de pensar e simplesmente aceitam como é?
to be continued...

6 comentários:

Flvio disse...

bem, sei que não consegui especificar muito bem o que é o pensamento...

mas vocês são pessoas que reconhecem a nossa alienação a tudo que está em volta, por exemplo, não é?

Guilherme Toscano disse...

eu entendi, flávio. você está falando que sempre nos baseamos em algo para justificar alguma coisa, e esse algo é baseado em outro algo, que é baseado em outro e assim sucessivamente. Então, teoricamente, nada que sabemos é concreto pois sempre vamos acabar em algo que temos que aceitar ser verdade pra poder justificar todos os outros "algos" anteriores.

eu acho.

Marra Signoreli disse...

A religião é a base para o pensamento abstrato de qualquer civilização, você não conseguiria adotar nenhuma ação racional sem o pensamento metafísico: a religião. É o que lhe diferencia de um cachorro.

Flvio disse...

é toscano, um modo de explicar é mais ou menos esse que você eu colocamos...
mas isso me parece, na verdade, uma grande intuição(que não quer dizer que nem eu acredito)

é um sentimento, sinto que na verdade(verdade?) é o nada pelo nada.

Flvio disse...

eu lembro de conversar com você sobre assunto próximo João,
mas daí parece que você está se apoiando apenas em um conceito não? apesar disso acho interesante...

Thaís Dourado disse...

Eu acho que sim.